Espetáculo “Das que Ousaram Desobedecer”, da Cia Bravia, estará no FAC – Cena Ceará 2024.
O Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará divulga os espetáculos confirmados em sua 11ª edição, que acontece de 18 a 22 de junho. Ao todo, serão doze espetáculos durante os cinco dias de programação.
A curadoria contou com três mulheres nordestinas e com vasta experiência no campo cultural. Onisajé, Cristina Castro e Fátima Pontes construíram, coletivamente, a programação de espetáculos do FAC 2024.
A escolha dos trabalhos levou em consideração diferentes fatores, como representatividade e a profundidade dos temas abordados, sempre considerando os diferentes territórios em que atuam. A programação visa oferecer uma visão ampla e inclusiva das expressões artísticas cearenses no campo das artes cênicas.
Diretora teatral, dramaturga e doutora em Artes Cênicas, Onisajé, curadora do FAC, falou sobre o processo. “Participar da curadoria do FAC 2024 além de uma grande honra, foi principalmente um processo de escuta e cumplicidade de mulheres na concepção. É importante falar desse lugar. Historicamente foi negado às mulheres a possibilidade de estar na concepção do quer que fosse. Idealizar, conceber e liderar era para homens”, analisa.
O sentimento é compartilhado pela também curadora Cristina Castro. Com ampla experiência no campo artístico, ela também atua como coreógrafa, diretora do Vivadança Festival Internacional e do programa de Residências Internacionais em Dança do Teatro Vila Velha, na Bahia. “Acompanho o trabalho deste festival há alguns anos com admiração e respeito ao trabalho de produção e difusão artes do Ceará, como também acompanho com entusiasmo a cena de dança cearense, para mim uma das mais importantes, referência da linguagem”, declara Cristina.
Confira lista de espetáculos selecionados:
Santos de Casa – Cia Alysson Amâncio (Juazeiro do Norte)
Casa de Folhas – Coletivo Avessos do Teatro (Crato)
O Conto da Mulher Água – Cia Circo Lúdico Experimental – Cia CLE (Fortaleza)
Napoleão – Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza)
BAYO: AS HISTÓRIAS QUE NUNCA TE CONTARAM – Trupe dos Pensantes (Crato)
Dançar Paulo Freire – Cia Balé Baião (Itapipoca)
MAQUINAMÁRIO – BARROCO SONHO-CIDADE PARA UM DESCOMUNAL POETA – Museu Escafandro de Novidades (Fortaleza)
LABORIOSO CONTATO: UM PALHAÇO ANUNCIA O FIM DO MUNDO – Trupe Motim de Teatro (Quixeré)
Das que Ousaram Desobedecer – Cia Bravia (Fortaleza)
Na Beira – Grupo Garajal (Maracanaú)
Pedra no Sapato – Companhia Laguz Circo e Teatro (Fortaleza)
Voo para o Fim do Mundo – Teatro Violetas (Russas)
SERVIÇO
Festival das Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará: 18 a 22 de junho, em Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri. Mais informações:@festivaldasartescenicas.